Mais uma do Cabral


Fonte: Ricardo Gama.

Antes de Cabral, Moreira Franco. A prática de tratar o professor com violência não é nova. Independente dessa ou daquela corrente ideológica, estão de parabéns os deputados estaduais Alexandre Molon – PT, Rodrigo Dantas – Dem, e Marcelo Freixo – PSOL. Estão ao lado do movimento dos professores da rede estadual.

Permaneci na rede estadual por 6 longos anos -1991-96. De lá para cá, tudo só parece ter piorado. As notícias, que me vêm  pela imprensa (tão insatisfatórias!) e pelos colegas que ainda estão lá, só me deixam mais assustado. Não existe um plano, a longo prazo, para a Educação Pública. Tudo é feito para maquiar o caos instalado. A última, creio, foi o “presente” ofertado aos professores, um notebook, para que garantissem a qualidade de suas aulas. A imagem abaixo (infelizmente não conseguirei dar os devidos créditos) andou ilustrando mensagens eletrônicas que denunciavam mais uma vez a precariedade geral da educação pública em nosso estado.

mendigo

Obviamente, há quem se venda por um computador, por um bônus ou outro no salário. E, claro, isso é muito lamentável.

Mas existe uma esperança. Na saúde, os médicos parecem já demonstrar politicamente um caminho. Em concurso para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) aqui no RJ, “das 160 vagas oferecidas, só 28 foram preenchidas. E, destas, apenas 21 profissionais se apresentaram.”, informa Ricardo Bruno, coordenador das UPAs.

É bem verdade que o poder de barganha do professor é menos impactante, comparado ao do médico.  O caos na Saúde proporciona uma sociedade cada vez mais doente, mais vulnerável ao óbito. Nada mais definitivo e, portanto, impactante!

O caos na Educação, por seu turno, revela, a médio e longo prazo – e já estamos percebendo com clareza isso -, a incompetência gerencial do Estado, porque dela deriva toda uma coletividade que não é, mas poderia ter sido.

Anúncios

Professor de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II.

Marcado com: , ,
Publicado em Cotidiano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias
%d blogueiros gostam disto: